domingo, 22 de agosto de 2010

Árvore Genealógica




ATIVIDADE- ÁRVORE GENEALÓGICA

Eliane Correia da Silva/ 2008210079


Gostei muito da atividade "sugerida pelo professor": a construção de uma árvore genealógica.
Pra mim seria ótimo, visto que minha família não mantém o costume de preservar memórias, informações. Foi difícil, mas esta atividade me aguçou a curiosidade e independente do curso, vou aprofundar a pesquisa, mas para isso preciso de disponibilidade de tempo para viajar, o que aqui não foi possível.
Para realizar esta atividade, tive a sorte de contactar uma senhora que foi casada com um primo, já falecido, de minha mãe. Daí, algumas informações foram possíveis. Utilizei MDF, cortiça, EVA e fotos e decorei a árvore com notas musicais, máscaras e sapatilhas, fazendo referências às inclinações descobertas na família.
Apesar de no trabalho presencial ter iniciado minha árvore pela minha avó, a história começa com minha bisavó.

Maria Cristina-
Era um dos nomes que possuia. Dona Didi, como era conhecida, era mestiça (índio x negro), nasceu na semana seguinte à abolição da escravatura, casou-se quatro vezes, reuniões fazia reuniões mensais no terreiro de sua casa, onde, junto com a vizinhança, dançava "catira" em volta da fogueira e entoava cantos de escravos.

Eurídes Bernardo da Silva-
Minha avó. Filha de Dona Didi, casou-se por três vezes, teve seis filhos(Iraci, Cosme, Damião, Rosangela, Eliane e Jorge. Era dona de casa, nunca se ocupou de atividades artísticas. Foi umbandista por quase toda a vida, até trocar para uma religião protestante faleceu de câncer quando eu tinha 8 anos.

Fernando de Oliveira-
Meu pai.Filho de Dona Lalá. É comerciante, compositor de samba.
Era alcoolatra, e por isso nunca foi possível nossa convivência. Não sou registrada com o nome de meu pai porque quando nasci ele estava desaparecido, sendo encontrado quase dois meses depois. Mesmo depois de meu nascimento, casou-se com minha mãe, mas por causa da bebida, separaram-se um ano depois, cortando definitivamente os laços. Nem me lembro dele nesta época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário